A PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR
A construção e busca mais reflexiva de novos conhecimentos através do tripé ensino, pesquisa e extensão é o que caracteriza, ou que ao menos deveria caracterizar, o ensino superior. Entretanto para que isso ocorra é necessário haver, sobretudo, interesse por parte dos agentes envolvidos para que este propósito seja alcançado. Infelizmente, a lógica neoliberal capitalista que fomenta o processo exacerbado de mercantilização de diplomas superiores tem introjetado na sociedade a necessidade de uma diplomação superior para a possibilidade de “inclusão” social. Esta mentalidade, além de outras coisas, tem fomentado ensinos superiores medíocres, na grande maioria das vezes, com total inexistência de pesquisa e ou extensão, principalmente na rede particular, que oferta graduações e pós graduações que se limitam a ensino apostilesco e muitas vezes apenas à distância.
A importância de se discutir esta mentalidade atualmente vigente se dá, principalmente, por conta da preocupante qualidade de formação acadêmica que o ensino superior brasileiro está produzindo para a sociedade.
Onde poderemos ter educação de qualidade como DIREITO DE TODOS? Apenas no meio público, porque o capitalismo atende quem pode pagar e de acordo com as exigências do mercado.
Ensino, pesquisa e extensão são bases complementares, altamente dependentes entre si, para que seja possível a construção de novos conhecimentos e para que a civilização, como um todo, possa deles se beneficiar de maneira cooperativa.
Como pode haver a produção de novos conhecimentos acadêmicos sem a pesquisa devidamente sistematizada para que o mesmo possa ser reconhecido como científico? Esta questão é fundamental para que se possa entender a importância da pesquisa no ensino superior.
Fernanda Costa
sábado, 14 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário